quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

ECA-USP

Um vídeo antigo, mas que definitivamente merece uma requentada retrospectiva:



Ainda não se passaram 6 meses desde que me formei, mas o saudosismo de ex-aluno já bate forte. Esse vídeo me deixou muito feliz em ouvir a galera que passou por lá. Achei que a importância da ECA na cultura brasileira ficou mais do que nunca bem explicada... com narração do Willian Bonner, então... é como se tivesse passando no Fantástico!

Falar mal da ECA é fácil, a gente sempre faz isso e sempre com razão. As polêmicas sociais legítimas obrigam que boas decisões sejam tomadas, e na minha opinião isso é senso comum entre pessoas preocupadas com a coletividade. Sem falar que a auto-crítica ferrenha é certamente uma das condutas mais previsíveis nos ecanos.

Adorei o vídeo e me senti muito especial ao compartilhar uma identidade com os "famosos". A gente esquece que no final de 4 anos são quase 1600 pessoas novas e que a ECA é beeem maior do que aparenta. Ou não também... as contas de "tempo de ECA" de um ecano aleatório para outro variam de poucos meses para algumas décadas. Sem falar que posso passar anos lá sem conhecer ninguém de biblioteconomia, não foi o meu caso, mas poderia ter sido... Enfim... não é porque sou/fui da ECA que tenho um lugar assegurado ao lado dos profissionais reconhecidamente bons e culturalmente importantes, ou mesmo que conheço estes caras. Tem aquele papo da rede de contatos, blablabla... mas se você se "fumar maconha demais", fudeu... não vai adiantar nada. Parodiando a mundrungagem cósmica: "Ecano é compromisso, não é viagem. Cipá fica esquisito, olha o maluco!"

O que quis dizer com todo o parágrafo passado é que as celebridades ainda não me convenceram o suficiente de que precisamos abdicar de uma praça amplamente utilizada pelos alunos, funcionários e professores para que a ECA cresça, porra! Ou será que eu entendi errôneamente as pretenções editoriais do vídeo? Ele parece querer que eu engula aquele projeto higienista. Será que assisti muita aula da Baccega e estou viajando na descrição zoomórfica da seleção de Camarões???!!! Não vai ser a primeira vez que vão me acusar de paranóico, tudo bem.

Como um mundrungo já confesso, vejo com muito pesar o que está para acontecer com a prainha, com o canil e com as atividades discentes como um todo, para resumir meu glaglaglá. Com este novo projeto do Diretor Milanesi, o lado mais importante da ECA, o lugar onde as pessoas se conhecem, conversam informalmente, têm idéias, formam grupos e fazem as coisas acontecerem de fato, será seriamente comprometido.

Mais triste ainda é pensar que plantamos uma das árvores que estão crescendo naquele gramado. Foi prum brother que trampava na Rádio USP e que já partiu... Quando o projeto estiver concluído, certamente esta e pelo menos mais 15 árvores por ali irão embora. Um espaço verde enorme (que propicia epifanias criativas muito mais do que salas de aula) será "construído".

Não gostaria de ser visto como um teórico da conspiração, afinal o projeto na maquete parece ser bacana. Desde que não construam outro prédio sem escadas, como foi com o CTR, ótimo! No entanto, prefiro a natureza, o ar livre, e a possibilidades de que as bandas formadas na música possam informalmente tocar jazz pra galera depois das aulas de quinta. Que os artistas apresentem-se lá fora com peças e performances, que todos pintem os muros e deixem ali seus recados! Todas estas pessoas que aparecem no vídeo devem ter feito contatos importantes em alguma festa do CALC ou da ECAtlética.

Essa construção vai dar merda... azeite! Sorry... Soy contra el nuevo proyecto! Hay que endurecerse contra el proyecto!

Nenhum comentário: